top of page

COLEÇÃO DIGITAL

Títulos para download

6 Capa_ACartomante.jpg

A cartomante é a história de um triângulo amoroso. Depois de anos de distância, Vilela reencontra o amigo Camilo e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem chave, selando o destino dos três. O conto foi publicado originalmente em 1884, e esta versão em quadrinhos, com desenhos em aquarela do jovem designer Flávio Pessoa, é uma adaptação fiel ao espírito do original. Fotos de Marc Ferrez e Augusto Malta ajudam a recriar o Rio de Janeiro do fim do século XIX e inserem o leitor no mundo de Machado de Assis.

A Cartomante

Machado de Assis

11 Capa_AConfissãoDeLucio.jpg

Em “A confissão de Lúcio” estão presentes três temas recorrentes na produção de Sá-Carneiro: o suicídio, o amor pervertido e a inadequação do “eu”, levando à loucura. Sob a forma de romance policial, a história ambientada entre 1895 e 1913 se centra no triângulo amoroso formado por Ricardo, Lúcio e Marta. Permeada por ciúmes, obsessões, ambiguidades e pela singular amizade entre Lúcio e Ricardo, esta história vai muito além de uma traição. É considerada por muitos precursora de movimentos como o surrealismo e o realismo fantástico.

A Confissão de Lucio

Mário de Sá-Carneiro

9 Capa_AMãoEALuva.jpg

O livro gira em torno de um namoro dentro dos mais rigorosos esquemas burgueses. Guiomar, a heroína, tem à sua volta três pretendentes - Estevão, sentimental, Jorge, calculista, Luís Alves, ambicioso. A estes três junta-se a baronesa, sob cuja proteção encontra-se a órfã Guiomar e a inglesa Mrs. Oswald, dama de companhia.

A Mão e a Luva

Machado de Assis

10 Capa_AMoreninha.jpg

O romance A Moreninha conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha). Tudo começa quando Augusto, Leopoldo e Fabrício são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó. Os quatro amigos estudantes de medicina vão para a Ilha passar o feriado e lá encontram D. Ana, a anfitriã, duas amigas, a irmã de Filipe, D. Carolina e suas primas Joana e Joaquina. Antes de partirem Filipe havia feito uma aposta com Augusto: se este voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das meninas, Filipe escreveria um romance por ter perdido a aposta. Caso se apaixonasse, Augusto é quem deveria escrevê-lo.

A Moreninha

Joaquim M. de Macedo

1 Capa_APataDaGazela.jpg

Na história, Laura e Amélia são duas primas com pés exatamente opostos: enquanto Laura os têm disformes, Amélia os têm pequeninos. Ao passar por uma rua, Amélia deixa cair um pé de sapato. O sedutor Horácio o recolhe e se apaixona pela dona da botina. Já o sonhador Leopoldo se apaixona pelo sorriso de Amélia.

A Pata da Gazela

José de Alencar

5 Capa_AviúvaSimões.jpg

Publicada em 1897, a obra conta a história da viúva Simões, que após a morte do marido, passou a viver sozinha em um chalé em Santa Tereza, sendo servida por seus cinco criados. As festas e eventos sociais, dos quais participava, se transformaram numa rotina doméstica.

A Viúva Simões

Júlia Lopes de Almeida

15 Capa_AViuvinha.webp

A história tem como protagonista o bem nascido Jorge que, após a orfandade, dá cabo da fortuna deixada pelo pai e, afundado em dívidas, não vê outra saída além de simular o próprio suicídio.

A Viuvinha

José de Alencar

A história se passa em Viseu, cidade localizada na região Centro de Portugal. Morando em casas vizinhas, eles se apaixonam e começam a desenvolver uma relação afetuosa por meio das janelas. A simpatia entre os dois logo é percebida pelos parentes, que buscam impedir a união. Teresa resiste às tentativas de sua família de casá-la com um primo e é encerrada num convento. Do seu lado, Simão, que busca abrigo na casa de um ferreiro amigo do pai, é o objeto de amor de Marina, filha do dono da casa. Estabelece-se assim um triângulo afetivo bem ao gosto do romantismo. 

Amor de Perdição

Camilo Castelo Branco

4 Capa_CincoMinutos.jpg

Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.

Cinco Minutos

José de Alencar

7 Capa_Encarnação.jpg

Romance póstumo de José de Alencar, publicado em 1893, narra a história de amor impossível de Amália com o viúvo Hermano. Livre, moderna e independente, Amália não tem olhos para ninguém até conhecer o viúvo Hermano, que vive enclausurado em sua casa com as memórias de sua falecida Julieta. Aos poucos, o interesse de ambos vai se desenvolvendo, mas Hermano não se acha capaz de amar outra mulher e Amália considera que não pode ficar com um homem que idolatra uma outra mulher que não está mais presente. De forma dramática, o comportamento dos dois flui para caminhos inesperados e trágicos, com um final inesperado.

Encarnação

José de Alencar

14 Capa_Inocência.jpg

"Inocência" é um marco do Romantismo e também um dos melhores exemplos de literatura regionalista, revelando detalhadamente a vida sertaneja do interior do Mato Grosso na metade do século passado. Fiel à tendência romântica, o romance possui no seu núcleo uma história de amor impossível: a jovem cabocla Inocência está prometida por seu pai ao rude sertanejo Manecão, mas apaixona-se pelo forasteiro Cirino, gerando uma série de conflitos devido ao rigoroso código de honra da época.

Inocência

Visconde de Taunay

13 Capa_Lucíola.jpg

Numa festa da Corte, Paulo, recém-chegado ao Rio de Janeiro, defronta-se com a beleza de uma jovem dama. Ao cortejá-la, é zombado pelo amigo, pois ela é Lúcia, a mais bela e requintada cortesã da cidade. Ainda que envergonhado por sua ingenuidade, Paulo não consegue tirar a imagem de Lúcia de sua mente. Repleto de ardilosas tramas amorosas, o romance de José de Alencar, inspirado em "A dama das camélias", de Alexandre Dumas, traça um esboço da frivolidade da sociedade carioca do Segundo Reinado, marcada pela hipocrisia e pela promiscuidade.

Lucíola

José de Alencar

8 Capa_MissDollar.jpg

O conto "Miss Dollar" conta a história de uma viúva cética quanto ao amor de seus pretendentes por causa da convivência com o falecido marido, interessado apenas em seu dinheiro. Uma cadelinha chamada Miss Dollar foge de casa e é encontrada por Mendonça, um jovem médico colecionador de cachorros. Ao ver o anúncio dos donos da cachorra, decide devolvê-la. Conhece assim Margarida, uma viúva ainda moça por quem se apaixona. 

Miss Dollar

Machado de Assis

12 Capa_OMoçoLoiro.jpg

Honorina, uma jovem e bela dama, sempre cercada de ilustres admiradores — e por isso alvo de inveja das moças da Corte —, começa a ser cortejada por um homem misterioso, conhecido apenas pela alcunha de “o Moço Loiro”. Ele está sempre por perto, como que onipresente, valendo-se de uma série de artimanhas para ocultar sua identidade. No entanto, as atenções da dama a esse misterioso cavalheiro começam a causar ciúmes naqueles que nutrem esperanças em conquistar o seu amor. Por causa de um deles, o mais fervoroso e o mais desprezado, Honorina e sua família acabam sofrendo as consequências de um plano perverso. Repleto de personagens charmosos e carismáticos, o romance de Joaquim Manuel de Macedo mistura doçura, ironia e comicidade. Trata-se de um belo retrato do Rio de Janeiro do século XIX.

O Moço Loiro

Joaquim M. de Macedo

2 Capa_Senhora.jpg

Um dos mais famosos romances brasileiros, Senhora narra uma história de amor repleta de percalços devido ao dinheiro. Aurélia Camargo era apenas uma moça pobre quando se apaixonou por Fernando Seixas, e aceitou ser sua noiva. Porém, ele a deixou em busca de um dote maior que permitisse levar uma vida de ostentação. Quando, contudo, Aurélia recebe uma inesperada herança e torna-se milionária, ela irá atrás deste amor em busca da reparação da honra do homem a quem entregou o seu coração.

Senhora

José de Alencar

  • alt.text.label.Instagram

©2023 por Biblioteca Austen. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page